Encerramento do curso de atualização para agentes de trânsito em Nilópolis

Participaram servidores da cidade, de Nova Iguaçu, Itaguaí e São João de Meriti

O antigo templo da 1ª Igreja do Nazareno, no Centro de Nilópolis, foi o local de encerramento do curso de atualização para 50 agentes de trânsito da cidade, de Nova Iguaçu, Itaguaí e São João de Meriti, nesta sexta-feira, 26 de maio. Durante a semana, eles tiveram aulas com profissionais da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) sobre legislação, abordagem e outros assuntos pertinentes ao dia a dia de suas funções.


Ricardo Gallego dos Santos, secretário de Transportes de Nilópolis, agradeceu a cessão do espaço pelo pastor Alessandro Alvarenga, a presença das demais autoridades e elogiou o coordenador de Educação para o Trânsito da cidade, Nilton Marques. “Ele sempre busca qualificação para o setor. Quando comecei aqui, não havia quase nenhum curso. O que eu puder fazer para trazer outros para nós e cidades próximas, farei”, garantiu Gallego.

“O grande problema hoje é a falta de educação no trânsito. Quero exaltar as parcerias que aconteceram aqui para manter os agentes de trânsito atualizados”, afirmou o representante do vice-presidente do Detran, Bruno Cabral, o coordenador de fiscalização Marcos Moreira. “E também salientar a importância da portaria do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que regulamentou os cursos de atualização”.


Os alunos de cada cidade foram chamados para receber os certificados das mãos das autoridades presentes e depois tirar fotografias. Eles também tiveram um coffee break para poderem lanchar e interagir com os colegas. Armando Ueda, coordenador de Educação para o Trânsito do Detran, salientou a via de mão dupla para o diálogo com Ricardo Gallego e lembrou que esteve na cidade na segunda-feira, para a abertura do curso.

Municípios convidados
Superintendente da Guarda Civil Municipal de São João de Meriti, Flávio Dantas, afirmou que 10 guardas municipais participaram do curso. Na cidade, eles também cuidam do trânsito. “Foi muito bom para nós participarmos desse curso. A parceria de Nilópolis com o Detran Rio trouxe o evento para cá, o que facilitou o nosso deslocamento e logística. É importantíssima essa integração entre os diferentes entes federativos (municípios, estados e União)”, salientou Dantas.


Nova Iguaçu mandou 22 agentes de trânsito e transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana para assistirem ao curso. “Agregamos bastante, adquirimos mais conhecimentos”, afirmou o agente Luciano Valle. “Nós já tínhamos feito um curso de atualização na sede do Detran, na Presidente Vargas, aqui ficou melhor para nós”. Ele contou que o subsecretário Paulo César Santiago também acompanhou as aulas.


Distante 51 km de Nilópolis, o município de Itaguaí enviou cinco integrantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito. “Foram aulas com muita didática. Acrescentamos muito à nossa formação sobre nossa conduta diante dos condutores”, garantiu o agente Alan Rodrigues.
Diretor de Educação para o Trânsito em Itaguaí, Vitor Borges classificou a atividade como maravilhosa. “Muito bom ter sido aqui, porque a troca de experiência é maior, foram apenas 50 pessoas. No Detran do Rio geralmente são mais agentes. Queremos cada vez mais melhorar a qualidade de nosso serviço e atender melhor a população”.


Participaram do evento também o coordenador geral de Fiscalização do Trânsito do Detran, Hugo Silveira, o presidente da Comissão de Trânsito da OAB Nilópolis, Elvis Ribeiro, coordenador de Educação para o Trânsito de Nilópolis, Nilton Marques; coordenador de registro CNH do Detran, Joel Mendes, o vereador da cidade, Alvinho, o pastor Alessandro Alvarenga; subsecretário municipal de Trânsito, Márcio Almeida.

Você pode gostar...