Escolas Municipais de Nilópolis escolhem livros didáticos

Dentro do Programa Nacional dos Livros Didáticos – PNLD, supervisores e diretores das escolas municipais de Nilópolis reuniram-se na última sexta-feira (24) no CIEP Municipal Profª Stella de Queiróz Pinheiro, localizado no bairro Frigorífico, para uma reunião que teve como objetivo a unificação dos livros didáticos a serem utilizados pelos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental em toda a rede municipal de ensino.

A escolha foi feita de forma democrática e autônoma. As unidades realizaram algumas fases que foram desde a consulta aos professores até o encontro realizado na sexta-feira (24), onde os representantes de cada unidade escolar tiveram a oportunidade de colocar o que foi decidido naquela unidade. Em seguida foi feita uma votação e a partir disto as escolhas foram feitas.

A Secretária de Educação, Flávia Duarte, salienta que a participação dos profissionais de ensino na escolha dos livros faz parte do projeto de valorização de professores e demais servidores da Secretaria de Educação. “É a primeira escolha de livros didáticos neste governo e para fazer de forma consciente, precisamos refletir sobre o que é importante aprender e qual o recurso que melhor atenderá ao currículo da Rede. É em Equipe que construímos um novo caminho”, concluiu.

PNLD

O PNLD é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) adquire e distribui livros para todos os alunos de determinada etapa de ensino e repõe e complementa os livros reutilizáveis para outras etapas.

Um edital especifica todos os critérios para inscrição das obras. Os títulos inscritos pelas editoras são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) que elabora o Guia do Livro Didático, composto das resenhas de cada obra aprovada, que é disponibilizado às escolas participantes pelo FNDE.

Você pode gostar...